Escolher bem o fotógrafo de casamento é uma das coisas mais importantes que se pode fazer para o seu grande dia. E talvez esteja aí uma das tarefas mais difíceis também. Afinal, a gente sabe que requer muito mais do que estrutura ou histórico dos profissionais.
Muito mais do que equipamentos de fotografia modernos e tecnológicos, ter total senso de responsabilidade, profissionalismo e sensibilidade requesitos extremamente importantes a serem considerados.
Por isso, vale acreditar na sua intuição. Se o seu coração bater forte pelo estilo dele, já é um bom começo!
1. Busque referências
Muitos noivos buscam indicações com amigos, familiares e com a assessoria antes de contratar um fotógrafo. Além disso, há aqueles que procuram depoimentos de outros casais. Este é bom ponto de partida, mas não deve ser o único.
Muitas vezes, o que essas pessoas indicam não tem a ver com o estilo do casal. Fotografia é como música: cada um tem um gosto e suas preferências, um estilo pode tocar mais o coração de uma pessoa e menos o de outra.
2. Acompanhe o profissional nas redes sociais
Em primeiro lugar, ao começar a planejar o casamento, é comum que os casais comecem a seguir profissionais da área nas redes sociais – Pinterest, Instagram, entre outras. Esse também é um caminho interessante para conhecer melhor o estilo e a personalidade do fotógrafo.
as redes sociais são um bom caminho para avaliar a qualidade do material do fotógrafo.
Conheça Flávio Monteiro, fotógrafo de casamento em Goiânia – @flaviomonteirofoto
3. Entenda o estilo de foto que vocês gostam e procure fotógrafos com um olhar que encante vocês
A princípio, dentro da fotografia de casamento, cabem vários estilos: a fotografia mais clássica, o fotojornalismo, a fotografia documental, o retrato, a fotografia artística, a fotografia criativa.
“Um fotógrafo de casamento tem um estilo predominante (alguns são mais clássicos, outros usam mais a fotografia documental etc…), mas o profissional precisa saber dosar cada um desses estilos para que o evento seja registrado da forma mais completa possível e a história desse dia seja narrada de uma forma dinâmica e não monótona. Ao casal, cabe entender não necessariamente essas nomenclaturas todas, mas o que mais ‘fala’ com eles, o que mais lhes agrada, como eles querem ver a sua história contada”
Você pode gostar: 10 Ateliês de Noiva que você precisa conhecer em Goiânia
4. Conheça bem o fotógrafo de casamento
Acima de tudo, é fundamental conhecer quem vai fotografá-los. “É importantíssimo marcar uma, duas ou até três conversas com o fotógrafo antes de contratar.
Além disso, é indicado questionar se o fotógrafo faz mais de um evento por dia e se a pessoa com quem o casal está conversando é realmente quem estará no dia do casamento.
5. Peça para ver o álbum e o portfólio do fotógrafo
Como dito anteriormente, acompanhar as redes sociais do profissional é um passo importante. No entanto, ao marcar uma reunião com o fotógrafo, avalie o portfólio dele, bem como os álbuns.
As redes sociais são apenas uma vitrine. Peça para ver alguns casamentos completos, por exemplo. Dê uma boa ‘passeada’ pelo site do fotógrafo.
Ainda, com relação ao álbum, ver se ele possui uma diagramação limpa e a qualidade do material. Igualmente, pergunte como será o processo de escolha das fotos: se o fotógrafo deixará a cargo do casal, ou se o fotógrafo vai sugerir uma pré-seleção de fotos e entregar uma prévia do álbum.
6. Conexão com o fotógrafo de casamento
Antes de mais nada, o trabalho do fotógrafo de casamento depende muito da sintonia com o casal. Os noivos precisam estar à vontade na presença do profissional. Por isso, a conexão entre as duas partes é fundamental.
Contrate alguém com quem você se identifique e crie uma conexão, uma relação de confiança. A fotografia envolve um certo grau de intimidade com quem está sendo fotografado, então é importante conhecer e se sentir à vontade com quem o fotografa. Quanto mais à vontade você se sente com o profissional, mais naturalmente as cenas fluem e você age espontaneamente em frente às câmeras.
7. Avalie o contrato com cuidado
Por fim, mas não menos importante, não se esqueça de verificar todos os pontos do contrato como:
Número de profissionais presentes no casamento;
Soluções e condições para o caso de o fotógrafo não poder comparecer no dia do casamento;
Horários e tempo de cobertura;
Quantidade de fotos;
Refeição dos profissionais normalmente estão inclusas e é preciso acrescentá-los no buffet;
Estilo de edição – alguns fotógrafos colocam em contrato que não fazem modificações em características físicas das pessoas;
Situações que acarretam em multas;
Prazos de entrega;
Forma de pagamento;
Descumprimento do contrato;
Condições em casos de adiamento ou cancelamento do evento.