Pular para o conteúdo

COMO FAZER O CORTEJO DO SEU CASAMENTO?

    Você sabe o que é Cortejo de Casamento?

    O cortejo do casamento é quase tão antigo quanto a própria cerimônia, costumamos dizer que é quase uma coreografia! Para nós da Casa de Dois, não existem regras, os noivos podem escolher a ordem que quiserem para essa entrada e saída. Mas iremos mostrar aqui como é o “protocolo” mais usado e depois vamos mostrar outras possibilidades de cortejo!

    16 DICAS PARA TER AS MELHORES FOTOS DE CASAMENTO(Abre numa nova aba do navegador)

    • Noivo com a Mãe
    • Mãe da Noiva com Pai do Noivo
    • Padrinhos e Madrinhas
    • Daminhas e Pajens
    • Noiva e Pai da Noiva
    • Porta alianças

    Como citamos lá em cima, hoje em dia não existem regras! Muitas famílias não seguem mais aqueles padrões tradicionais, por terem por exemplo pais divorciados, então pode acabar havendo modificações nessas entradas.

    Para os casais que irão se casar na igreja, é importante conversar com a sua instituição religiosa e ver se eles aceitam essas alterações, pois existem algumas instituições que são bem rigorosas e tradicionais com esses costumes.

    Alias se você tem duvidas sobre casar ou não na igreja, assista esse vídeo!

    Agora vou te explicar as possíveis entradas que podem ser feitas na cerimônia!

    ENTRADA DO NOIVO

    i HbRwpgF X2 casamento em goiania - flavio monteiro
    Foto: Estudyum Fotografias

    É sempre comum ver o noivo entrando com a mãe na cerimônia, mas caso a mãe dele já tenha falecido, ou que ele tenha outra mãe de consideração, ou queira entrar com a sua avó, não tem problema nenhum em trocar ou entrar com duas ao mesmo tempo! Ele pode querer entrar com o pai e com a mãe ou só com o pai, tudo vai depender do desejo do noivo, eles podem entrar do jeito que quiserem. Tem noivos que preferem fazer sua entrada na cerimônia antes ou depois dos padrinhos, vai do gosto de cada um!

    PAI DO NOIVO E MÃE DA NOIVA

    i qC72KZ7 X2 casamento em goiania - flavio monteiro
    Foto: Estudyum Fotografias

    Essa normalmente não temos problemas… apenas nos casos quando algum deles já tenha falecido…mas ai você pode colocar a irmã da noiva, um tio… fica ao seu critério. Sempre importante escolher alguém que tenha uma super ligação com o casal.

    PADRINHOS E MADRINHAS

    Você pode fazer com que eles entrem antes do noivo ou depois, como eu comentei anteriormente. Não é obrigatório colocar os casais que já existem entrando juntos, caso você não seja próxima de algum deles. O importante é escolher pessoas que sejam realmente próximas do casal.

    Os padrinhos não precisam entrar em casal, eles podem entrar homem acompanhado de homem, mulher com mulher, se o número de madrinhas e padrinhos não forem os mesmos pode fazer a entrada de cada um individual, alias isso é muito comum nos casamentos do EUA. Enfim, os noivos são livres para escolherem a maneira que preferirem de entrada!

    DAMINHAS E PAJENS

    i 5b3JzST XL casamento em goiania - flavio monteiro
    Foto: Estudyum Fotografias

    A ordem normalmente é feita apenas por idade. Primeiro as floristas e segue pelos pajens e daminhas. Ou pode fazer com que todos entrem ao mesmo tempo de mãos dadas.

    NOIVA E PAI DA NOIVA

    i 6JsMq5N X2 casamento em goiania - flavio monteiro
    Foto: Estudyum Fotografias

    Normalmente a noiva entra com o pai. Caso o pai já tenha falecido, é comum entrar com o avô! Como mencionei anteriormente, não existe regra, a noiva pode escolher seu pai de consideração! Já tive noivas que optaram por entrar sozinhas e foi muito emocionante!

    ENTRADA DAS ALIANÇAS

    i 9FzQnkj X2 casamento em goiania - flavio monteiro
    Foto: Estudyum Fotografias

    Normalmente a entrada é feita com crianças, mas atualmente isso vem mudando! É muito comum colocar a avó para entregar a aliança, algum padrinho de batismo ou até mesmo seu animal de estimação!

    ESCOLHA DA MÚSICA DE ENTRADA

    i sGqdv3D X2 casamento em goiania - flavio monteiro
    Foto: Estudyum Fotografias

    Uma outra dica legal de deixar aqui é sobre a escolha da música da entrada! O noivo pode ter uma música exclusiva para a sua entrada, se ele quiser! Ou pode usar a mesma dos padrinhos!

    Já a noiva tem que ter uma música exclusiva só para ela! E não obrigatoriamente precisa ser a marcha nupcial, ela pode escolher uma que tenha relação com a história dos noivos!

    CORTEJO DE SAÍDA

    Para a saída da igreja, a ordem do cortejo se inverte: saem os pais do casal, seguidos pelos casais de padrinhos intercalados; crianças e por fim, os noivos.

    Este é apenas um ponto de partida para que você possa organizar sua cerimônia. Hoje podemos adaptar e alterar conforme o desejo de cada casal. O Cortejo é apenas mais um dos protocolos seguidos no casamento.

    babber estudyum blog casamento em goiania - flavio monteiro
    Receber nossa proposta de casamento

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.