Orientações para ajudar na escolha das suas fotos:

  • 4 min read


Eis que chega o momento da verdade, escolher as fotos para o álbum do casamento. =)


Essa realmente não é uma tarefa fácil, por isso montei esse guia compartilhando um pouco da minha experiência e expondo
as minhas opiniões/orientações para a confecção de uma super lembrança, que mereça lugar especial na sua estante e no seu coração (isso é quase poético =p).

Organizei as dicas em forma de “checklist” e por passos, porque eu acho o máximo essas listinhas e também para que você
acompanhe e entenda o modelo mental utilizado.

  1. Como escolherei as imagens?
    1. Confira o seu e-mail, nele existe uma mensagem automática gerada pelo nosso sistema de escolha.
    2. Utilizo um sistema específico para seleção das imagens e posterior aprovação dos álbuns. O e-mail automático contém todas as informações necessárias (link, usuário e senha) para acesso ao sistema onde você apontará suas fotos favoritas.
  2. O que eu contratei?
    • No próprio sistema acima você vai encontrar uma cópia do contrato.
  3. Quantas fotos eu escolho para fazer parte do livro?
    • Uma seleção enxuta, de forma que o livro não fique poluído, garante uma narrativa leve e muitos “uaus” por parte dos seus amigos e familiares.
    • Caso você escolha um número maior de fotos, adicionarei algumas páginas de forma a manter o padrão estético, posteriormente te encaminhando a edição, juntamente com o valor destas páginas adicionais.
      • PS. Não se preocupe, não encaminharei o álbum para a impressão com qualquer divergência da sua parte com relação a edição ou valores extras.
  1. E as fotos que eu fiz com os convidados?
    • Aqui vale a pena relembrar que eu te entregarei todas as imagens que ficaram legais em formato de link, logo, acredito que não se faça necessário colocar todas elas no livro.
    • Que tal dar uma simplificada, com uma foto de cada família ou coisa do gênero? Outra dica: caso você não tenha contratado, uma boa opção pode ser um álbum a parte (mais simples e menos custoso) para acomodar somente essas imagens de forma a não sobrecarregar o álbum principal.
  2. Como faço para escolher? O que devo levar em conta?
    • A ideia do álbum não é contar “tim tim por tim tim” tudo o que aconteceu lá no dia do evento, até porque isso é impossível. Que tal levar em conta o moderno conceito de “storytelling” e contar a história de forma leve, livre, criativa e com imagens que instiguem a sua imaginação, induzindo o a sua imaginação a montar a história cada vez que você a revisita? Esse processo é extremamente prazeroso e instiga as pessoas a terminar de ver o livro e, muitas vezes, olhar novamente. Todas as imagens que eu enviei para escolha são suas e serão enviadas em alta resolução, logo, é desnecessário expor todas as cenas e fatos ocorridos na forma de “gibi”.
    • Priorize aquelas situações que realmente causaram frio na barriga e valem a pena ser lembradas.
      Resumo da ópera: prefira inserir no álbum fotos de jóias de família, detalhes confeccionados artesanalmente por você e/ou amigos, momentos de emoção, enfim, coisas únicas e marcantes.
  3. Pense de forma sistêmica!
    • Pense sempre que uma imagem de um, precisa da mesma do outro! Como assim????? Por exemplo:
      • selecionei uma foto da mãe do noivo, preciso escolher outra da mãe da noiva;
      • selecionei 2 fotos da entrada do noivo, preciso de duas da entrada da noiva;
      • Claro que os momentos de alto apelo emocional não contam.
      • Esse tipo de atitude garante uma composição equilibrada =)
  1. Valorize os ensaios!
    • Vocês sabem o quanto sou apaixonado pelos momentos que separamos para tomar belos retratos (pensados, iluminados e produzidos de forma artística), por isso, penso que deveríamos valorizar esses momentos com imagens grandes e imponentes no livro.
    • No futuro, a beleza da nossa juventude vai revelar o valor verdadeiro dessas imagens. Quem, ao olhar um álbum antigo, nunca disse a frase: “Nossa! Como você estava linda.”
  2. O que vem a seguir?
    • Depois da seleção das suas fotos favoritas é a minha vez de trabalhar!
    • A ideia aqui é elaborar a primeira edição do seu álbum de forma detalhada, pensada com todo o carinho na disposição de cada imagem e sempre buscando uma forma dinâmica de contar a sua história de amor. ͽ
  3. Quanto tempo você demora para me enviar a primeira prévia/idéia de edição do álbum?
    • Se você não deixar para escolher no final do ano (sabe que natal é osso né =p), acredito que o envio da primeira edição vai chegar em até 20 dias.
  4. Depois de aprovado, quanto tempo o álbum demora para chegar?
    • Normalmente, 20 dias úteis. Claro que pode variar alguns dias para mais ou para menos, logo, vamos nos ajudar para mandar para impressão o quanto antes não é?

Bom, essas foram as minhas dicas para ajudar você. Espero que sejam úteis e realmente lhe ajudem a fazer uma escolha mais certeira e tranquila.
Se não entendeu algo, quer conversar ou precisa de mais alguma dica, é só me chamar!
Um grande abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *