Você quer causar uma boa impressão nas redes sociais? Retratos profissionais podem te ajudar
Se a resposta é sim — ou claro que sim! — vale a pena caprichar na hora de tirar sua foto para perfil e editá-la antes de publicar.
Afinal, ela é a principal imagem que aparece junto a seu nome. E não há exagero algum em dizer que essa fotografia mostra quem você é para todo o mundo.
Pode reparar: bastam poucos instantes para que você forme uma opinião sobre alguém a partir desse tipo de retrato.
Um estudo da universidade americana de Princeton aponta que o cérebro humano classifica as pessoas em uma fração de segundo, ainda que seja através de uma pequena imagem vista na tela de um celular.
Isso influencia sua decisão de se conectar ou não com aquela pessoa e na forma de interagir com ela… o que também acontece quando a sua imagem é visualizada por outras pessoas.
Mas não se preocupe, porque agora você vai conhecer dicas perfeitas para fazer com que sua foto do perfil produza o impacto desejado nas redes sociais.
Então, prepare-se para os cliques!
Aprenda a valorizra sua imagem
As escolhas feitas para uma imagem de identificação dizem muito sobre você. Isso pode ser muito particular, mas há detalhes que valorizam qualquer foto para perfil em redes sociais.
Tenha estas dicas em mente antes de acionar a câmera:
1 – fique em foco
As pessoas querem saber quem você é. Então, seu rosto deve estar em destaque.
Se você quer relacionar sua imagem a uma profissão ou demonstrar sua paixão por determinado tema, conte de outra maneira a história por trás de sua foto de perfil.
Uma artista, por exemplo, pode posar em um fundo colorido ao invés de trocar a imagem de seu rosto por um quadro — mesmo que ele seja belíssimo, é preferível manter o toque pessoal e postar a foto da obra como imagem de capa ou conteúdo compartilhado.
2 – realce a qualidade, afinal são retratos profissionais
Cada rede social adota tamanhos específicos para exibição das fotos de perfil. Por isso, é essencial usar uma imagem de alta resolução. Assim, não há perda de nitidez ou qualidade quando ela for redimensionada após você fazer o upload.
Isso também facilita na hora de fazer ajustes básicos em sua foto como, por exemplo, um corte para deixar seu rosto bem centralizado. Essa edição ajuda no melhor encaixe ao formato de círculo, que é tendência nas redes sociais — apenas o Tumblr ainda oferece a opção de exibir sua foto quadrada.
E é bom lembrar que sua foto ainda vai aparecer no formato original quando alguém clicar para vê-la em detalhe.
3 – mantenha a classe
Os limites entre o que é pessoal ou profissional ficam muito próximos nas redes sociais. Isso porque qualquer pessoa pode acessar imagens que você publica em diferentes épocas e contextos.
No entanto, ao selecionar uma foto para perfil você faz uma espécie de declaração. Essa imagem será vista por diversos tipos de pessoas e é como se você dissesse: “Olá, isso me representa”. Então, procure um ponto de equilíbrio entre autenticidade e adequação.
4 – Defina o objetivo
Se a ideia é fazer marketing pessoal, considere usar a mesma foto em todas as redes sociais e faça sua imagem ser lembrada com maior facilidade. Porém, nada impede que você use uma foto para perfil de Facebook e escolha outra para a sua conta no LinkedIn — uma estratégia que pode ser interessante se você estiver em busca de um emprego.
Sua decisão também deve levar em conta as peculiaridades de cada rede. Assim, o exemplo abaixo poderia ser usado como foto para perfil do Instagram de uma maquiadora e alavancar muitos contatos de trabalho, mesmo que a imagem não tenha o típico estilo profissional.
Você pode gostar também: como melhorar sua imagem com fotos profissionais
5 – avalie o espaço
Como você acaba de ver, cada plataforma tem uma linguagem visual e se destina a um tipo de público. É fundamental reconhecer isso ao encaixar a sua foto de perfil no universo das redes sociais — e harmonizar sua imagem com o estilo de conteúdo que você posta. Ou então, defina uma única imagem pensando na adequação às principais características da rede social:
- Facebook: a mais social das redes, onde as interações acontecem principalmente entre amigos e familiares. Mesmo que você queira promover seu trabalho ou negócio, mantenha um estilo mais descontraído. Como sua foto aparece junto à imagem de capa, procure fazer uma boa combinação.
- Instagram: esta plataforma é usada para divulgar trabalhos, apresentar detalhes inusitados do cotidiano ou mostrar a forma com que você vê o mundo. De qualquer maneira, lembre-se que a sua foto de perfil deve identificar você em um universo onde as imagens têm protagonismo.
- Twitter: a rede costuma ser definida como um microblog, pois o foco principal é a publicação de textos breves. Mesmo assim, uma fotinho de perfil sempre aparece ao lado dos posts e da imagem de capa.
- LinkedIn: uma plataforma voltada à troca de informações sobre trabalho, com forte presença de perfis corporativos. Pense em como gostaria de se apresentar nesse ambiente ao produzir sua foto para perfil.
- Para o Pinterest ou o Tumblr, que são redes de compartilhamento de imagens, vale usar o mesmo estilo de sua foto do Instagram.
- Em um canal no YouTube, as pessoas que clicarem em seu perfil vão ver sua foto associada a uma imagem de capa. Dedique um tempinho para planejar a melhor combinação entre esses elementos.
- Já a foto para perfil do WhatsApp (que também é considerado rede social) somente será vista por quem tem contato direto com você — contudo, lembre-se que você pode ter que compartilhar esse contato com colegas de trabalho ou clientes.
as melhores dicas para colocar uma foto no perfil
Iluminação, figurino, ambiente, expressão… cada um desses detalhes conta como informação em uma fotografia. Então, use estas dicas na hora de criar uma imagem de identificação:
Escolhas certeiras para o seu retrato
Sorrir ou não sorrir?
A positividade é um dos principais componentes do sucesso de uma foto para perfil. Por isso, um belo sorriso fica bem até em uma plataforma mais formal como o LinkedIn.
O importante é transmitir sinceridade, então não precisa forçar uma risada ou exagerar na expressão a ponto de parecer que está fazendo careta.
Se você não se sente à vontade rindo para a câmera, experimente pensar em algo agradável e “sorrir com o olhar”.
Fundo claro ou escuro?
Dependendo do modo de visualização, sua foto do perfil pode aparecer em combinação com uma imagem de capa ou sobre bordas de diferentes tonalidades.
Leve isso em consideração na hora de escolher o seu fundo, além da harmonia com os elementos internos.
Pensar no grafismo que a fotografia forma ajuda a tomar essa decisão. Se você quer contornos mais definidos, aposte em contrastes (por exemplo, com o rosto bem iluminado sobre fundo escuro).
Já para transmitir suavidade, um fundo mais claro é ideal. Porém, tenha cuidado para que a imagem não pareça esmaecida. Uma ótima dica para evitar isso é usar uma fonte de luz natural ao invés de flash.
Expectativa vs. Realidade — O que evitar na sua foto de perfil
Posar com outras pessoas
Aparecer com sua cara-metade, com amigos ou familiares, vai atrapalhar a sua identificação.
Além disso, em vez de transmitir descontração ou seu orgulho por estar com essas pessoas, sua foto pode passar a impressão de insegurança ou falta de individualidade.
Fazer mistério
Esconder o rosto ou parte dele, mostrar apenas uma silhueta ou reflexo e encarar a câmera com atitude desafiadora… esse estilo de foto já foi muito explorado por artistas e fashionistas. O problema é que isso representa você como uma pessoa inacessível.
Aparecer diferente
Seja por conta do ângulo, da maquiagem ou do excesso de retoques, o resultado de sua foto pode parecer transformador. Mesmo que fique bacana, isso não representa quem você é.
Ao frustrar a expectativa de conhecidos e desconhecidos, uma foto onde você parece outra pessoa pode derrubar sua credibilidade. Isso também vale para fotos antigas.
Como dar um acabamento profissional à sua foto para perfil
Uma boa edição em sua foto vai deixá-la ainda mais atraente e adequada para identificar você nas redes sociais. Para isso, você não precisa lidar com softwares complicados de tratamento de imagem ou aplicativos que modificam até a sua expressão.
O Canva tem um editor de fotos online onde você pode fazer os principais ajustes em seu retrato com facilidade. Além disso, você conta com a mesma praticidade dos outros recursos da plataforma — como editar foto no celular e deixar o visual do jeito que você deseja de forma intuitiva.
Confira as principais edições que você pode fazer:
- Corte e Dimensões: Depois de fazer o upload de sua foto, basta mover os cantos para acertar o enquadramento. Você pode trocar o formato original por quadrado (1:1) para já visualizar a imagem no padrão em que ela será publicada.
- Girar e Inverter: Use como correção ou para dar um toque inusitado à sua foto para perfil.
- Brilho, Contraste e Saturação: Faça esses ajustes para reforçar o conceito que você deseja transmitir com sua imagem.
- Filtros: São ótimos para você estilizar sua imagem e harmonizá-la com o que você costuma publicar no feed. Por exemplo, você pode transformar sua foto do perfil em preto e branco (o estilo preferido de muitos fotógrafos e cineastas). Os filtros também podem ser ajustados para que você equilibre a intensidade de seus atributos.
Para turbinar ainda mais a sua imaginação, confira nosso manual ilustrado com Ajustes Básicos para Você Começar a Editar Fotos como um Profissional.
Inspire-se
Pesquise muitas imagens para referência (mas sem stalkear, hein!) e use estas dicas como um checklist na hora de tirar foto para perfil em redes sociais.
Ter esses detalhes sob controle é uma forma de liberar sua criatividade — com a certeza de que sua presença online pode causar a impressão desejada.
A experiência com os cliques e a edição da sua imagem certamente será enriquecedora para você… e muito divertida.
Então, comece já e arrase em seu perfil!